Antiga Lota de Massarelos será transformada em Hotel de 4 estrelas

© Nuno Rocha

A antiga Lota de Massarelos, no Porto, edificada em 1935 segundo projecto do arquitecto Januário Godinho, e classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977, será objecto de uma intervenção arquitectónica com vista à sua transformação em Hotel de 4 estrelas.

O autor do projecto de instalação das novas funções hoteleiras, arquitecto José Carlos Cruz, garantiu em declarações à Agência Lusa a intenção de preservar a arquitectura original. O imóvel albergará 95 quartos, um restaurante, um bar, ginásio e SPA.

Descrevendo o projecto, o arquitecto revela que “a grande nave central, coberta com tijolo de vidro e, portanto, com bastante luz natural, onde antigamente existia a lota do peixe, será o lobby do hotel”, as antigas “habitações e escritório do director da lota serão transformados em 4 suítes viradas para o rio”, os restantes 91 quartos ficarão localizados no alçado lateral do edifício, voltado sobre “a Rua Fonte de Massarelos, com uma perspectiva lateral sobre o rio”. Na entrada principal do hotel será preservado “um portão com baixos relevos de granito, relacionados com a pesca”.

O projecto foi aprovado pela Câmara Municipal do Porto e obteve parecer positivo do IGESPAR.

 

Ficha DOCOMOMO

Acceso al artículo

Guardar en...